terça-feira, 19 de outubro de 2010

São Félix adere ao Plano de Ações Articuladas

O município de São Félix aderiu ao Plano de Ações Articuladas (PAR), criado pelo Governo Federal para a melhoria do ensino na educação pública dos municípios brasileiros.
O PAR visa a melhoria do ensino no município através de ações na dimensão da gestão escolar, de ações pedagógicas, questões referentes à infraestrutura e material didático.
Através das ações implementadas, o município já adquiriu material didático para estudantes com necessidades especiais e professores da rede municipal receberam capacitação através do programa de alfabetização em linguagem por intermédio do Ministério da Educação (MEC).
São Félix também recebeu maquinário para a construção de salas de informática, além da aquisição de um ônibus através do programa Caminho da Escola.

O PAR

O PAR direciona as ações da secretaria de educação para que o MEC faça o acompanhamento direto do que é realizado pelo município. Hoje, a secretaria de educação conta com um comitê local e uma equipe técnica responsável pelo monitoramento das ações que devem ser efetivadas.
Este monitoramento acontece através do sistema criado pelo Ministério da Educação, SIMEC. O sistema pode ser acessado de qualquer computador conectado à internet, sendo que o SIMEC é uma importante ferramenta nos processos de elaboração, análise e apresentação de resultados dos PAR. “O SIMEC é para que a gente possa observar as ações que foram executadas e as que ainda precisam ser implementadas”, explica Karina Silva Falcão, diretora do Departamento de Ações Pedagógicas.
Todos os municípios, que elaboram o PAR, podem receber assistência técnica e/ou financeira do MEC. Por intermédio do plano, os gestores municipais podem realizar ações preventivas ou corretivas para a melhoria da educação no município.


Leomir Santana

Um comentário:

  1. Esse é um projeto muito bom e com certeza a educação de São Félix vai melhorar bastante!!!

    ResponderExcluir