segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Cine Maniçoba




O Cine Maniçoba acontecerá no dia 01 de dezembro no Anfiteatro da Reitoria da UFRB em Cruz das Almas, a partir das 18:30hs, com a presentação do filme O Óleo de Lorenzo.

Mais informações no site: http://ufrb.edu.br/agencia/eventos/details/294

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Lançamento da 3ª edição da revista CineCachoeira

A 3ª edição da CineCachoeira – Revista de Cinema e Audiovisual da UFRB será lançada  no dia 30 de novembro, às 19h, na Praça da Aclamação, em Cachoeira, com exibição de curtas e debate após a sessão.

 Mais informações no site: http://www.ufrb.edu.br/agencia/eventos/details/287-lancamento-da-3o-edicao-da-revista-cinecachoeira

UFRB tem alta pontuação do MEC

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) alcançou nota quatro, numa escala que vai até cinco, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Ministério da Educação (MEC. A UFRB alcançou a mesma nota da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e está entre as  instituições de nível superior mais bem conceituadas do país, de acordo com o Índice Geral de Cursos divulgado neste mês de novembro. 

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Palestra "Conte-me uma história, mas não me diga que a está contando: a leitura do espaço nos jogos digitais"

O grupo PET-Cinema vai realizar no dia 29 de novembro, às 19h, a palestra "Conte-me uma história, mas não me diga que a está contando: a leitura do espaço nos jogos digitais" com Sérgio Rivero.
A palestra irá acontecer no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), na sala de vídeo.

Curso de Capacitação em Educação Ambiental

O Projeto Utilixo está promovendo um Curso de Capacitação em Educação Ambiental. Com o tema: "Educação ambiental e gestão de resíduos: questões epistemológicas", o Módulo III será realizado no dia 26 de novembro de 2011 no Auditório do Centro Educacional Cruzalmense (CEC), das 8:00 às 12:00 hs, em Cruz das Almas.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

UFRB terá Campus em Feira de Santana até o início de 2013

As obras de construção do campus da UFRB em Feira de Santana deverá ter início entre o segundo semestre e o início de 2013. De acordo com a prefeitura de Feira de Santana o investimento para a construção do campus será de R$ 20 milhões. O campus contará com cerca de 2 mil alunos e 50 professores.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Palestra - A periferia entra em cena: Produções culturais juvenis no contexto da nova segregação urbana

No dia 22 de novembro será realizada a palestra  A periferia entra em cena: Produções culturais juvenis no contexto da nova segregação urbana, de José Carlos Gomes da Silva - UNIFESP - Campus Guarulhos. A palestra acontecerá no auditório da Fundação Hansen Bahia em Cachoeira a partir das 19:00hs. No evento serão apresentadas reflexões sobre duas pesquisas desenvolvidas na periferia de São Paulo a respeito de práticas juvenis.  



sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Hospital São João de Deus de Cachoeira

O Hospital São João de Deus de Cachoeira foi criado como "beneplácito" do então Rei de Portugal Dom José I, "O Reformador".  Este hospital é um dos mais antigos do Brasil. 


Foto: Leomir Santana

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Cachoeira tem desenvolvimento moderado no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM)


Cachoeira obteve um índice IFDM de 0,61
Segundo o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), a cidade de Cachoeira alcançou um desenvolvimento moderado no panorama nacional. 
O índice é um estudo anual do Sistema FIRJAN que acompanha o desenvolvimento de todos os 5.564 municípios brasileiros em três áreas: emprego & renda, educação e saúde. 
O índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento do município. 
Cachoeira obteve um desenvolvimento considerado moderado de 0,61. Na área de Emprego & Renda, a cidade ficou com o índice de 0,3897, considerado baixo desenvolvimento. Na área de  Educação o índice ficou em 0,5864, considerado um desenvolvimento regular, já na área de saúde a cidade alcançou um índice um pouco melhor de 0,854, que é considerado um alto desenvolvimento. No ano de 2008 Cachoeira obteve um índice de 0,5851.
A cidade com o maior IFDM foi Barueri, em São Paulo, com 0,9303. Já a Bahia alcançou o índice de 0,6535.

Veja mais sobre o desempenho de seu município no site http://www.firjan.org.br/IFDM/

Projeto de Mapeamento do Recôncavo será apresentado em Festival Internacional da Cultura Digital

O projeto Mapeamento Colaborativo do Recôncavo irá representar a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no Festival Internacional da Cultura Digital, de 02 a 04 de dezembro, no Rio de Janeiro. O projeto foi um dos aprovados entre 358 trabalhos de vários países. Essa é uma ação do grupo LinkLIvre do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL).

O objetivo do projeto é realizar o mapeamento das cidades de Cachoeira e São Félix e disponibilizar os mapas na internet através da plataforma OpenStreetMap (OSM). Além do nome das ruas, as pessoas podem ver no mapa também a localização de pontos de interesse, como escolas, lojas, supermercados e prédios públicos. Coordenado pelo técnico da área de audiovisual e software livre Wille Marcel e pelo professor e artista visual Fernando Rabelo, conta ainda com as colaborações dos professores Alene Lins (fotografia e textos), Claúdio Manoel (vídeos) e de alunos pesquisadores.

A segunda fase do projeto, em fase de desenvolvimento, possibilitará que as pessoas vejam e insiram no mapa fotos, vídeos e informações sobre os pontos de interesse, tornando-o mais interativo. Posteriormente, o mapeamento será estendido para outras cidades do Recôncavo.

V Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão do Recôncavo

O V Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão do Recôncavo irá acontecer nos quatro Campi da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O fórum tem por objetivo realizar atividades, fomentar discussões e reflexões relacionadas às políticas e práticas afirmativas que expressem as reações das populações negras no Recôncavo e nas demais regiões do país. Um dos objetivos específicos é reunir pessoas, comunidades e instituições para construção de alternativas que visem o estabelecimento de uma cidadania plena, comprometida com a igualdade racial e a inclusão sócio-econômica.

Mais informações no site http://www.ufrb.edu.br/forum/

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

V Encontro Local dos Estudantes de Serviço Social

O V Encontro Local dos Estudantes de Serviço Social irá acontecer nos dias 10 e 11 de dezembro de 2011 na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL). O objetivo do evento é debater movimentos sociais: novos caminhos, formação profissional: desafios e perspectivas, movimento estudantil: o papel da militância estudantil na formação profissional, opressões: violação de direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade.
O Encontro tem apoio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, além do ENESSO, ABEPSS, CFESS. A realização é do Centro Acadêmico de Serviço Social Marina Cruz.

domingo, 13 de novembro de 2011

Muitos prédios de Cachoeira estão em estado de ruínas


Muitos prédios se encontram em estado de ruína na cidade
Atualmente, a cidade de Cachoeira vê muitos de seus casarões antigos em estado de ruínas. É possível encontrar vários imóveis em péssimo estado na cidade. Diversos imóveis correm o risco de desabar a qualquer momento, colocando em risco a população da cidade.
Segundo um levantamento realizado pelo Rotary Clube de Cachoeira/São Félix existem mais de 250 imóveis em péssimas condições no município de Cachoeira. Atualmente o Programa Monumenta vem fazendo intervenções em imóveis públicos e privados da cidade. O Monumenta é um programa do Ministério da Cultura que visa à recuperação e preservação do patrimônio histórico de Cachoeira, tanto dos imóveis privados, como de imóveis públicos, considerados imóveis a fundos perdidos.



PAC das Cidades Históricas


Reforma do prédio do Cine Teatro Glória
Lançado em 2009 em colaboração com o IPHAN, o Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas, até abril deste ano investiu cerca de R$133 milhões de reais em ações para recuperação, reformas de praças, imóveis e monumentos em cidades tombadas ou em processo de tombamento em todo o país. A finalidade do PAC das Cidades Históricas é eliminar as ruínas que ainda existem no município.
 

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Anatel aprova Internet de qualidade para todos

O Conselho da Anatel aprovou o texto com os padrões mínimos de qualidade para Internet. As telecoms terão que cumprir regras mais rigorosas para garantir melhores serviços aos consumidores. Os novos padrões obrigatórios de velocidade mínima e média acabarão com o pesadelo de milhões de consumidores que recebem uma Internet lenta. O governo quer intervir e regulamentar, mas ele precisa de um protesto em massa do público para abafar o lobby das telecoms que são contra a regulação.

O serviço de Internet é um mercado sem regulamentação do governo, onde o serviço é lento ou muitas vezes inexistente. Consumidores que moram no Norte do Brasil pagam três vezes mais pela Internet do que aqueles que residem em São Paulo, porém o serviço é quatro vezes mais lento para quem mora no Norte.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

II CachoeiraDoc irá acontecer nos dias 07 e 11 de dezembro


De 07 e 11 de dezembro de 2011, acontecerá o II CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira. O evento será realizado no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Serão realizadas quatro mostras: Mostra Competitiva Nacional, Retrospectiva Agnés Varda, Retrospectiva Arthur Omar e Mostra Documentários Experimentais.


Para maiores informações, acesse o site: http://cachoeiradoc.com.br/index.html

I SERMATA irá acontecer na UFRB

O I Seminário Regional de Experiências em Conservação da Mata Atlântica no Recôncavo Sul Baiano (I SERMATA) irá acontecer no próximo dia 19 de Novembro de 2011 na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a partir das 8 horas no campus de Cruz das Almas.

O objetivo do evento é socializar as ações de conservação da Mata Atlântica que estão sendo desenvolvidas no Recôncavo Sul Baiano, a fim de construir estratégias efetivas para a conservação e uso sustentável dos recursos naturais desse bioma e promover o intercâmbio de experiências entre a comunidade científica e a população da região.

Esse evento é uma realização conjunta do Grupo Ambientalista da Bahia (GAMBÁ) e PET Mata Atlântica: Conservação e Desenvolvimento, através do Projeto “Ações Ambientais Sustentáveis no Recôncavo Sul Baiano” executado pelo Gambá e patrocinado pela Petrobrás, através do Programa Petrobrás Ambiental.
As inscrições são gratuitas e estão abertas no site http://www.ufrb.edu.br/sermata.




Academia em São Félix busca mais inventivos

A importância da prática do esporte para a vida das pessoas se torna cada vez mais indiscutível. Além de proporcionar saúde para o corpo e para a mente, a prática do esporte possui a capacidade de afastar crianças e adolescentes das ruas e do mundo das drogas, aumentando a auto-estima e dando oportunidades a esses jovens. É necessário um carinho e um investimento maior nessa área por parte dos órgãos competentes em todo país.

Um bom exemplo de iniciativa nessa área é o projeto realizado pela academia Cruel Top Tean, no município de São Félix. O projeto consiste em ensinar crianças, jovens e adultos a prática de esportes marciais como boxe, muay thai tradicional, defesa pessoal e jiu-jítsu. 
A academia atende a jovens de toda região
Sob a direção do professor Antônio Gil Pedreira Magalhães, conhecido como Gil Pedreira, a academia Cruel Top Tean já possui diversos títulos de expressão estadual, nacional e até internacional. Atualmente, Gil Pedreira é bicampeão baiano 2010-2011 de muay thai na categoria até 86 quilos, campeão brasileiro 2011 no Rio Grande do Sul e vice-campeão sul-americano 2011, disputado na Argentina. No final de setembro ele vai disputar o campeonato mundial da categoria no Uzbequistão, país da Ásia Central. 
Apesar de tantos talentos no esporte, o projeto sofre com a falta de apoio. A academia não possui sede própria e paga o aluguel do local onde são ministradas as aulas. Crianças não pagam qualquer tipo de mensalidade, mas existe uma turma de alunos que colabora para a manutenção da academia, na compra de materiais e aluguel do espaço. “A gente busca algum convênio com a prefeitura para termos a possibilidade dos instrutores receberem alguma quantia”, explica Gil Pedreira. A academia já é registrada há dois anos e até hoje não conseguiu uma sede própria para realizar as aulas e está na expectativa de conseguir com a prefeitura a doação de um terreno para a construção de uma sede. 


Leomir Santana 



terça-feira, 8 de novembro de 2011

Estação Ferroviária de Cachoeira


A Estação Ferroviária de Cachoeira foi aberta em 1876. Inicialmente não existia ponte que cruzasse a linha férrea.


Foto: Leomir Santana

domingo, 6 de novembro de 2011

Estação Ferroviária de São Félix



A Estação Ferroviária de São Félix foi aberta em 1881.
A estação é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Foto: Leomir Santana

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Dirigir alcoolizado agora é crime

O Supremo Tribunal Federal decidiu que dirigir alcoolizado é crime, passível de prisão mesmo que o motorista não provoque danos ou ofereça risco a outras pessoas. Segundo o STF, dirigir com uma concentração de álcool no sangue igual ou superior a seis decigramas por litro é crime. O terceiro parágrafo da decisão do STF afirma que: "basta que se comprove que o acusado conduzia veículo automotor, na via pública, apresentando concentração de álcool no sangue igual ou superior a 6 decigramas por litro para que esteja caracterizado o perigo ao bem jurídico tutelado e, portanto, configurado o crime".
A decisão tem como base a lei de 2008, que tornou crime dirigir alcoolizado.

Outras informações no site último segundo



Leomir Santana

Beleza e esporte nas águas do Paraguaçu




Nas águas do Rio Paraguaçu o esporte é bem mais bonito.


Foto: Leomir Santana

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Vida e história dos Tincoãs



Surgido em 1960 na cidade de Cachoeira, o trio vocal Os Tincoãs conquistou a todos com seu repertório e suas vozes harmoniosas. Inicialmente o grupo era formado por Edivaldo Brito, Dadinho e Heraldo. O nome Tincoãs é originário de uma ave do cerrado brasileiro. No início da carreira o grupo interpretava canções românticas, boleros inspirados no Trio Irakitan. Os Tincoãs gravaram um disco intitulado Meu último bolero, que não alcançou muito sucesso. Erivaldo deixou o grupo no ano de 1963, em seu lugar entrou Mateus Aleluia. A partir daí o grupo renovou seu repertório e passou a interpretar cantos de candomblé, sambas de roda e outros cantos católicos. O grupo passou a fazer sucesso cantando as músicas relacionadas ao candomblé e às raízes africanas.

Em 1975 morre Heraldo, logo após o lançamento da música Banzo, trilha sonora da novela Escrava Isaura. No lugar dele entrou Morais. Morais ficou por pouco tempo, mas gravou o disco intitulado O Africanito, em 1975, terceiro do grupo. Pouco tempo depois Morais foi substituído por Badu. Em 1977 Os Tincoãs gravaram outro disco, onde se destacou a música Cordeiro de Nana.

Ida para a África

No ano de 1983 o grupo partiu para Luanda, na África, onde foram fazer uma temporada de uma semana, e lá ficaram. Na África, Os Tincoãs participaram de projetos da Secretaria de Estado da Cultura de Angola. Os projetos visavam identificar na cultura e na música brasileira valores angolanos, e realizar ligações entre o candomblé realizado no Brasil e o culto angolano.

Badu deixou o grupo em 1984, mas Dadinho e Mateus continuaram juntos. Em 1985 gravaram um disco no Brasil e lançaram em Angola. Trabalharam em Luanda, Lubango, Benguela, Namibe, Huambo e Bengo. Depois da morte de Dadinho, em 2000, o grupo se desfez.
Atualmente, Mateus Aleluia vive em Angola e Erivaldo Brito, formado em direito e jornalismo mora no Rio de Janeiro. Mateus lançou o primeiro CD solo, o álbum Cinco Sentidos no dia 15 de abril, no Teatro Jorge Amado, em Salvador. O CD revela influências da cultura afro-barroca. O grupo se desfez, mas com a certeza de que deixou um legado rico e importantíssimo para a cultura e música brasileira.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Bordejo em São Francisco do Paraguaçu




É preciso técnica, conhecimento e muito equilíbrio para praticar essa atividade. 
O bordejo é uma arte.


Foto: Leomir Santana